

Há pouco estava a trabalhar com o google earth, este programa que você viaja praticamente no mundo inteiro através de fotografias de satélite. Graças ao amigo Leonardo da FAO, iniciamos o uso deste programa com nossos colegas no projecto. Pois com o GPS e um software disponível é possível captar as imagens do google earth, que para nós estão sendo de muita ajuda no entendimento da topografia, limites e melhora aproveitamento de uma área que queremos investir com o incentivo da horticultura para a segurança alimentar da aldeia do Mandé na Chipipa.
Depois de navega um pouco, procurar imagens de jardim paulista em pernanbuco(buscando minha família, minhas lembranças de casa de paulista , do recife), veio a minha cabeça de procurar localizar alguma imagem de Darfur. Digitei o nome e, depois deste passeio que o google earth faz de jardim paulista, atravessando o atlântico com uma rapidez impressionante... dirigindo-se até localizar Darfur! A primeira vista impressionou-me as imagens daquele imenso deserto!! Que suntuosidada, que imensidão...
Pouco a pouco foram aparecendo uns pontos vermelhos indicando FOGO... Há princípio eram uns dois ou três pontos, que iam aumentando minha curiosidade sobre a capacidade deste programa. Indiquei o cursos naqueles pontos para saber de de facto era o que eu imaginava. E era mesmo! Alí pude ver as imagens de vilas destruídas pela guerra eterna do Sudão. De repente em razões de segundos foram aparecendo, muitos mais muitos pontos de fogo na minha frente. Era toda uma região em destruição e em guerra... há muitos anos de guerra.

